www.serativo.com.br
Os suplementos alimentares são produtos indicados para pessoas que não conseguem atingir as necessidades nutricionais necessárias através da alimentação, os atletas, por exemplo, muitas vezes têm um gasto energético e uma demanda de proteínas maior do que conseguem consumir com a alimentação, sendo assim, o uso dos suplementos alimentares muitas vezes torna-se necessário.
Além dos atletas, pessoas com restrições alimentares como a intolerância a lactose ou vegetarianos também podem necessitar de suplementos.
Existem vários tipos de suplementos alimentares no mercado. São eles:
Repositores hidroeletrolíticos
Popularmente chamados de isotônicos, são bebidas esportivas repositoras de carboidratos e eletrólitos (sódio, cloreto, potássio, vitaminas e minerais) que são perdidos durante o exercício. É importante que tenhamos cuidado com o consumo indiscriminado, pois, como possui sódio entre outros minerais, se utilizado sem necessidade pode causar alteração da pressão arterial e ganho de peso devido a presença de açúcar.
Repositores energéticos
São suplementos compostos por carboidratos e devem ser utilizados em atividades de longa duração e grande gasto energético para a melhora da performance do atleta. O consumo deste suplemento também deve ser monitorado, pois, se consumido em quantidades superiores ás necessárias pode-se resultar em ganho de peso e aumento da glicemia, favorecendo o surgimento do Diabetes.
Alimentos proteicos
Suplementos a base de proteínas utilizados muitas vezes para facilitar o ganho de massa muscular, melhora do desempenho e força. O consumo deste produto, assim como os outros suplementos deve ter grande atenção, pois, o excesso de proteína, pode ocasionar problemas renais.
Alimentos compensadores
São produtos de formulação de nutrientes variada, contém carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, são utilizados por pessoas que tem dificuldade no ganho de peso.
Aminoácidos de cadeia ramificada
Conhecido como BCAA são produtos com concentrações variadas de valina, leucina e isoleucina, como fornecedores de energia. Estes aminoácidos são relacionados aos processos anabólicos do metabolismo e à redução de fadiga central em exercícios de longa duração.
Como vimos, todos os suplementos alimentares devem ser consumidos com cautela e por pessoas que realmente precisam, por isso, não consuma suplementos alimentares sem prescrição de um médico ou nutricionista. Procure um profissional que dirá se há necessidade ou não de suplementação e se sim, irá calcular a quantidade necessária para você de acordo com o consumo alimentar.
Por Isabela Bernat – nutricionista da SER ATIVO