Os cereais integrais são alimentos muito benéficos e importantíssimos para a nossa dieta do dia a dia.
Como são grãos inteiros eles conservam todas as vitaminas e minerais presentes naturalmente nestes alimentos como vitaminas do complexo B, zinco, magnésio, fósforo e vitamina E, que são perdidos no processo de refinamento feito pela indústria alimentícia, esta é apenas uma das inúmeras vantagens em preferir os cereais integrais aos refinados.
Os grãos integrais são ricos em fibras que são fundamentais para o bom funcionamento do intestino, além disso, as fibras “atrapalham” um pouco a absorção do carboidrato e do colesterol, auxiliando no controle dos níveis de colesterol sanguíneo e no controle da glicemia, prevenindo problemas como hipercolesterolemia, placas de ateroma, diabetes e até mesmo a obesidade.
Os cereais integrais nos proporcionam mais saciedade, pois, as fibras também retardam o esvaziamento gástrico fazendo com que a sensação de fome demore mais á aparecer. Como estes alimentos têm uma digestão um pouco mais difícil do que os cereais refinados, o organismo é obrigado á gastar mais energia para digerir estes alimentos, facilitando ainda mais a perda de peso.
Apesar de estes alimentos serem extremamente saudáveis, não devem ser consumidos á vontade, pois, em excesso, também aumentam o peso.
Afinal, quem são eles?
Os cereais integrais são eles:
Arroz integral, pão integral, aveia, torradas integrais, biscoitos integrais, macarrão integral, milho, trigo, cevada, etc.
Por Isabela Bernat – Nutricionista da SER ATIVO