www.serativo.com.br

Lombalgia no Esporte

Podemos definir a lombalgia como qualquer dor, com ou sem rigidez (perda de mobilidade) que acomete da região lombar até a prega glútea. Quando existe uma irradiação dessa dor para as pernas ela passa a se chamar Lombociatalgia, porque se admite que o nervo ciático esteja envolvido, nesses casos é possível à dor estar acompanhada de déficit motor e/ou sensitivo, pois pode estar havendo um pinçamento do nervo ciático.

 

O Diagnóstico da lombalgia é feito através de uma avaliação bem elaborada com testes clínicos, exames de imagem (Raio X e Ressonância Magnética) e questionamentos afins de, identificar o tipo da dor, como ela acontece, que momento do dia ela ocorre e com qual gravidade e freqüência ela aparece.

A Fisioterapia dispõe de diversos recursos e meios para tratar o quadro doloroso do paciente, após uma resolução significativa da dor o Fisioterapeuta passa a trabalhar na investigação e correção do fator causal da lombalgia.Lombalgia no Esporte

As lombalgias no esporte acontecem por problemas musculares, ou seja, um desequilíbrio da musculatura lombar, principalmente da musculatura profunda das costas, bem como um desequilíbrio da musculatura abdominal. Nesses casos o Fisioterapeuta trabalha com o reequilibrio muscular através de alongamentos e fortalecimentos musculares que devem acontecer de forma progressiva sem acarretar novas dores ao paciente. A Reeducação Postural Global (RPG) também é uma grande aliada no tratamento das dores lombares.

Alguns quadros de lombalgias e lombociatalgias podem acontecer em virtude de desvios rotacionais de vértebras da coluna lombar, nesse caso o Fisioterapeuta faz uso de técnicas manuais que vão ajudar no realinhamento vertebral e dessa maneira liberar os espaços articulares que podem estar aprisionando as raízes nervosas do nervo ciático.

Após a resolução dos problemas de dores lombares os pacientes devem ser orientados a mudarem alguns hábitos e tomar mais cuidado com posturas do dia a dia que podem novamente causar problemas e dores na região lombar.

Por  Evaldo Bosio e Pietro R. Daniel
Fisioterapeutas Esportivos – Parceiros da Ser Ativo
www.primefisioterapia.com