www.serativo.com.br
Uma das maiores dificuldades encontradas pelos corredores e caminhantes que vivem em grandes cidades é a continuidade no treinamento, pois a rotina muitas vezes vira um empecilho para se chegar ao local de treino. Por outro lado, treinar ao menos 3 vezes na semana é o mínimo recomendado para que o nosso corpo se beneficie continuamente dos efeitos da atividade física.
Porém a fórmula não é tão simples assim…
O problema não é apenas treinar as 3 vezes na semana, mas sim como distribuir os treinos na semana, de forma que o corpo não fique muito cansado, ou que o período de recuperação não fique longo demais. Ambos os casos são prejudiciais para a nossa performance, por isso a ajuda de um especialista é fundamental.
Explico: quem treina apenas 2 vezes na semana até consegue melhora na sua performance por um curto período de tempo (por 4, no máximo 8 semanas, como a ciência vem indicando) na fase de adaptação ao treinamento, ou seja, naquela fase em que se está saindo do sedentarismo/inatividade para se começar a prática regular de exercícios.
Depois dessa 1ª fase é necessário começar a respeitar alguns princípios do treinamento físico para dar sequência aos benefícios trazidos pela atividade física, como a continuidade no treinamento e a adaptação aos estímulos.
É fácil de entender: o treino não é nada além de um estímulo para o corpo, sendo assim, se uma sessão de treino ficar muito distante da outra o corpo não “entende” que é necessário se adaptar ao estímulo dado.
A maior parte das pessoas leva em torno de 48 horas para se recuperar de um estímulo moderado, e até 72 horas para se recuperar de estímulos muito fortes. Se o próximo treino for feito muito depois desse período o corpo perde o tempo “ideal” para receber o estímulo, e com isso perde também grande parte dos benefícios que a atividade física traz.
Por isso a Ser Ativo sempre incentivou que todos os alunos participem do 3º treino semanal, aos sábados, e a partir do mês de abril passamos a facilitar a vida de todos os nossos alunos ao disponibilizar os treinos on-line na plataforma “Treinus”.
Se o aluno não conseguir comparecer ao treino do dia é só conferir no sistema o que deve ser feito!
Então não deixe de tornar a sua prática mais regular. Essa é a melhor forma de garantir o bom desempenho durante os treinamentos, do seu corpo se adaptar rapidamente aos novos estímulos e de você conquistar os seus objetivos. Vamos treinar!
Por Daniel Leite – Coordenador e sócio da SER ATIVO