www.serativo.com.br

Descansar também faz parte

 Num processo de treinamento desportivo, seja ele com objetivo de aumento da performance esportiva ou com objetivo de manter uma qualidade de vida ótima, a recuperação é de vital importância.

É uma boa recuperação do sistema que vai garantir os benefícios do treinamento. Por exemplo: é um erro achar que enquanto estamos fazendo musculação estamos ganhando massa muscular, ao contrário, nesse momento estamos destruindo fibras musculares; após o exercício, o sistema muscular se regenera e aí o corpo processa o aumento da massa muscular.

O grande desafio é achar o tempo de recuperação ideal!

Se dermos ao corpoestímulos fortes seguidamente, provavelmente não conseguiremos responder bem aos exercícios e a conseqüência disso pode ser um mau aproveitamento do treinamento ou, em casos mais graves, lesões.
Porém, se dermos ao sistema um tempo de recuperação longo demais o processo “ideal” de adaptação ao treinamento vai passar e o corpo nunca se adaptará com aquele estímulo. Isso acontece na maioria das vezes com as pessoas que não fazem a atividade de forma regular (estão sempre cansadas quando vão realizar o exercício).
Então, o importante é seguir algumas dicas básicas para se recuperar bem entre as atividades, como por exemplo uma boa noite de sono, a manutenção de uma rotina alimentar saudável e, para aqueles que não são atletas, manter um intervalo de ao menos 24 horas entre as sessões de treino.
Preste também atenção aos sinais do seu corpo que vão indicar o exagero nas atividades, como pequenas lesões seguidas, diminuição na capacidade de concentração, distúrbios de sono freqüentes e diminuição no rendimento.

Por Daniel Leite – Coordenador da SER ATIVO