www.serativo.com.br
Para que possamos começar o dia com o famoso “pé direito” não deixe de realizar o seu café da manhã, já que enquanto dormimos o nosso corpo precisa manter a respiração e todas as nossas funções vitais, ou seja, ele continua gastando energia. Para que tenhamos uma base, em média 08 horas de sono gasta-se 500 calorias o que leva a diminuição da glicose, a nossa principal fonte de energia, por isso ao acordar as nossas reservas estão diminuídas. No caso de esportistas está refeição é ainda mais importante para a recuperação muscular pós treino.
Esta refeição deve conter todos os grupos alimentares como: proteína (leite /queijos e iogurtes), que são as grandes responsáveis por regular a função hormonal, de anticorpos e são responsáveis pela formação e manutenção de nossas células além de fornecerem minerais importantes como: cálcio que é super importante na formação e manutenção do tecido ósseo e na contração muscular, e carboidratos (pães / bolachas / fibras / granolas / biscoitos / cereais integrais), os responsáveis pelo fornecimento de energia, é importante ressaltar que quem pula esta refeição está mais propício ao ganho de peso já que o longo período de jejum levará ao exagero na próxima refeição.
Tente ter sempre nesta refeição fontes de fibras como as frutas e os cereais integrais, evitando assim a constipação intestinal e melhora da absorção de nutrientes.
Para quem tem o hábito de treinar pela manhã, não faça de jejum, o ideal é o
consumo de 01 unidade de fruta e pós treino um bom café da manhã com diversidade.
Por Adriana Fanaro Nutricionista Esportiva e parceira da SER ATIVO