www.serativo.com.br
O corpo humano é uma máquina perfeita, que se adapta a variadas situações.
Quando praticamos um treinamento físico em determinada modalidade, os estímulos realizados geram uma adaptação no corpo, aumentando gradativamente o rendimento nessa modalidade.
As adaptações também ocorrem quando efetuamos uma pausa nos treinamentos. Com o passar do tempo, sem estímulos, iniciamos um processo de queda da resistência física. Esse prejuízo no desempenho físico causado pela pausa na rotina de treinamento é chamado de destreinamento.
É muito mais fácil e rápido perder um condicionamento físico do que construí-lo.
O destreinamento gera declínio na força, resistência, potência, flexibilidade, agilidade, equilíbrio, coordenação motora, técnica, precisão, massa muscular, massa óssea e na capacidade respiratória.
Essas alterações aparecem entre duas e quatro semanas de inatividade. 😯
O isolamento social que estamos vivendo por causa da pandemia de COVID-19, colocou em alerta atletas profissionais e amadores, sobre os efeitos do destreinamento físico.
É muito importante a realização de sessões de treinos visando à manutenção das capacidades físicas nesse período, minimizando os prejuízos na aptidão física. E esses treinos podem ser feitos em casa, sem a necessidade de máquinas ou acessórios, utilizando apenas o próprio peso corporal.
Para uma melhor recuperação do condicionamento físico, devemos nos manter ativos mesmo durante esse período de quarentena. 💪🏋️♀️
Profissionais de Educação Física prescrevem as melhores possibilidades de exercícios para o seu corpo, respeitando a sua individualidade e os seus limites, ajudando na manutenção e no ganho de capacidades físicas relacionadas a sua modalidade esportiva ou mesmo pra quem não tem um esporte ‘pra chamar de seu’.
Pra você que quer se mexer em casa e não sabe por onde começar, nós podemos ajudar de várias maneiras! Acesse aqui para conhecer essas opções.
Artigo elaborado pelo prof. Cadu da Ser Ativo